sexta-feira, 26 de março de 2010

ISCURIDÃO NU SERTÃO


♫♫…♫♫…♫♫…♫♫…♫♫…♫♫…♫♫…♫♫…
Dia dez, na tessa-fêra,
Foi dia d’iscuridão
U mundo ficô tão pretu
Pritinhu qui nem calvão
Vixi santa Filomena
I são Cosmi i Damião

Eu tava na minha rêdi
Oiandu a tilivisão
Quandu tudu iscuresseu
I uví a ixprozão
Vixi santa Filomena
I são Cosmi i Damião

Minha muié abortô
Meu fio quebrô u dedo
U gatu di tantu mêdu
Mordeu u rabu du cão
U papagái morreu
Vixi santa Filomena
I são Cosmi i Damião

U cumpadi Sivirino
Qui é caba muitu póbi
Rezô u “ora pru nóbi”
Módi pudê si acarmá
Era um tar di ribuliçu
Qui surjiu lá nu sertão
Qui a santa Filomena
I são Cosmi i Damião
Pidiru sua demição
Butaro o Padim Ciço
Prá resorvê a kestão

Si passô-se uma sumana
Dispôiz si passô-se um mêiz
Ninguêim ixpricava nada
Nem pra mim nem pra voçêis

Dispôis d’inganá mei mundo
Essis caba vagabundo
Inventaru a ixpricação
Disseru qui foi u ventu
Junto cum chuva i truvão
Quium raio caiu du céu
Im cima di Taberá
Tinha us sapo cururu
Cuam língua toda pra fora
Qui’o raio caiu im cima
Da língua desse batráquo
Qui cumu é bichu fraco
Essa língua deu um nó
E deu um fúti-cicúti
I fechô u fiofó
I a elitricidadi
provocô a ixprosão
I fêiz u tar di blekote
Issu sim foi a veidade
Apagô toda a Nassão.

Eu preguntei num momento
Pru cumpádi Secundino
Si ele cumpreendia
Essi tar ixpricamento
-issu é coiza di minino,
Disse eli para mim
Quandu si viu um sapo
Carzá essa cunfuzão
Issu é prosa cumunista
Di petráia i di ladrão
Elis num dá assistênça
Nêim pra inducação
Issu foi a robalhera
Farta de manutenssão
Us tar di sindicalista
Qui é tudu cumunista
I num sabi uquié Gestão.

Si vuncê acriditô
Na prosa dessis paiaço
Pregunte pru tar Inaço
Qui tambêim é arigó
Si u fiofó di um sapo
Pódi carzá tudu isso
Vixi! Meu Padim Ciço
Vixi santa Filomena
I são Cosmi i Damião
Nus sarvi dessa quadría
Pra portegê a Nassão!!!
---------------------------
Ançina: Zé Serrote, u pueta du Serrão

♫♫…♫♫…♫♫…♫♫…♫♫…♫♫…♫♫…♫♫…

Nenhum comentário:

Postar um comentário