segunda-feira, 29 de março de 2010

U DISAFIU DU VIOLERO C’UM PAIAÇO


Dissi o violero pru paiaço:

Num entre nessa siára
Mostrano seus verso torto
Cabra ruim acaba morto
De vergonha di apanhá

Num incare Zé Serrote
Melhor fazedô di mote
Du Segipe au Ciará

Si quisé eu sempi insino
Pra muié e prá minino
Aprendê a versejá
Sô filho de boiadero
Canto im palco i picadero
Pru mode u povu alegrá

Si acauso vosmicê
Não fô um bom poeteiro
Pricisa aprendê primero
A sabê metrificá
U tamanho da palava
U funema, rima e mote
Também sabê dá u bote
Prá nunca si atrapaiá

Cunhici um caba doido
Pavulero e muito afoito
Qui quis cu’eu duelá
U nome dele era INAÇO
Mais leso quium paiaço
Sabia só “inrolá”

Subi no cangote dele
cum veusos di qualidadi
Eli minguô da vontade
E cumeçô a chorá

Quanto mais eli chorava
Mais eu tochava os veuso
Mais cantiga eu intoava
Mais bruto, forte e peuveuso
O Zé Serrote ficava

Cumeçô a tumá pinga
I foi ficando amarelo
Foi dobrando a sua cacunda
Tortinho qui nem martelo
O homi tava tão bacho
 Qui paricia um chinelo

I dispois eli ficô
 branco cumo fumaça
Fiz ele cagá nas carça
Prêli vê o qui é bom
Não si metê cum dotô
Formado em cantoria
PHD em puema
I Mestri im meludia

Dissi o u paiaço pru violero:

Ô “seu minino” perdoe
Esse pobi pecadô
Eu sô apena paiaço
Nem pueta nem dotô
Apena um discursero
Um cidadão brasileiro
Sem curtura i sem valô

Mas fui eu que afundei
Partido Trabaiadô
Fui também do sindicatis
Prumití sê protetô
Dum bandu de indiota
Qui ni mim acriditô

Hoji vivu passiando
Nu meu novu avião
Vô pra ondi eu quero í
Sem gastá nem um tustão
Já cunhici a Inglanha,
 a Çuessa e Alemanha
Canadá i Turquistão

Inquanto os bobu pagá
Eu vô ficá passiano
Cuns discurso inganano
Tudo essis pessoá
Quando êlis discubrí
Saio caçando outro rumo
Mas por inquanti eu mi aprumo
Continuo a discursá.

Responde o violero pru paiaço:

Agora reconhicí
Vosmicê é o tar de Lula
Cruza di asno cum mula
Qui é lá di Garanhum
Qui toma 51
Qui comi churrasco à vontade
Qui nunca usa a verdade
Pru modi si avantajá

Vô lhi falá a verdade
Cum toda sinceridade
Di um homi du sertão:
Saia de perto seu Lula
Arribe a sua matula
Saia di perto de mim
Não comu do seu capim
Sô cantado di respeito
Não sô um quarqué sugeito
Amigo de vagabundo,
Mintiroso estelonatáro
Veja bem num sô otáro
Prá criditá nim ladrão
Monte no seu jumento
Vá cunversá cum o Cão

Logu nu outro dia
Todo u sertão já sabia
A notiça que correu
Lula cai du jumento
Istribuxô  e morreu
Na merma hora sua alma
Lá prus inferno deçeu

Chegando lá num instante
Sua entrada requereu
Mas o dono do inferno
Anssim mermo respondeu:
“Aqui só tem genti bôa
Num hospedo cabra atôa,
Percure ôtro lugá”

...e a históra anssim termina
Cada um tem a sua sina
Cada um colhe u qui pranta
Cada um sabe o qui faz
Não pergunti para mim
Quar foi o seo triste fim
Prondi foi essi rapaiz.

Autor: Zé Serrote, u pueta du Serrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário