quinta-feira, 6 de maio de 2010

A SOMBRA DO LULALÁ (CORDEL POPULAR)


Meus amigo vô cuntá
Istóra diastrunumia
Quandu é noiti i quandu é dia
Pru módi num misturá
Equinóço cu’ niveuso
Galacha, crima e nergia
Buracu nêgu, arteróide
Cum áscari lumbricóidi
Pra num virá anarquia

Numa noite tava olhanu
Pra mensidão d’universo
Pra mim eu tava tão certo
Di vê um xapel di côro
Qui eu via todu ânu
Na cabessa dus minino
Um xapel di nordistino
 Bunitu, todo di ôro

Inquantu eu istavolhanu
Eli foi si transformanu
Numa cara di muié
Dessas muié bem sisuda
Venta feia, bigoduda
Qui nem us pinguçu qué

Fiquei ali pensativu
Séim pudê diferençá
Massaroca di certeza
Caruru di vatapá

Foi quandu açussedeu
Uma lampi alumiá
I da bestona famoza
Cunsigui mi alembrá
A caguidata horroroza
A sombra du lulalá

Saí cum medu a corrê
Di vê essa açombrassão
Prifiru mir vezis vê
U corpu intero du Cão
Di carção ô dia bemuda
Di pijama ô macacão.

Ozóro, u meu vizinho
Qui sempi fala verdadi
Diz qui a pesonalidade
É u máiz famozo vinho
Qui Jezus Christu benzeu
É côiza divina i pura
Cuma a própra Libedade
Qui cada quar téim a súa
Num si pedi imprestadu
Cumu simpresta um pôtru
Sinao a genti si perdi
I vira a sombra du ôtru.
----------------------------------------
Serra serra serradô
Ichi gunvernu azedô
Serra serra serradô
Homi séro di valô

Ançina: Zé Serrote, u pueta du Serrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário